domingo, 4 de janeiro de 2015

"Cada um tem a cruz que merece."

     "Cada um tem a cruz que merece!"
     Desde criança escuto essa frase, e nunca soube o seu real significado.
     Com o passar dos anos, erroneamente, fui atribuindo a essa exclamação, toda a "má sorte" que recolhi pelo meu caminho. Afinal, esse termo cruz é pesado, e devia sim estar se referindo a toda sorte de coisas ruins que nos rodeiam. Todo peso, injuria, impropério, tudo que consciente ou inconscientemente atraímos, eis ai  o "significado".
     Com o passar dos anos, e em particular os últimos dois, estou entendendo que o significado é bem mais amplo. 
     Refere-se a toda sorte que encontramos, boa e má, mais também, a toda garra, coragem e  capacidade que temos para enfrentar nossos problemas, para correr atras de nossos objetivos, e ainda ter forças suficiente para sorrir e aproveitar a vida.
     Hoje me sinto mais forte. As vezes, tão frágil quanto uma boneca de porcelana. Parece que os problemas são bem maiores do que eu, e que a qualquer instante me quebrarei em vários pedaços. Então, eis que de um imenso vazio, surge uma força tão grande que nem eu mesma podia imaginar que tivesse aqui. E essa força me impulsiona, me joga pra cima, me faz enxergar que, embora com inúmeras batalhas perdidas,  a vitória ainda esta em minhas mãos, e basta acreditar. 
     Crer em mim, na vida, nas pessoas e em Deus. Só isso. Fé, em tudo, em todos, e principalmente em mim mesma.
     E, lembrar-me sempre de que:
     "Deus nunca nos da uma cruz maior do que a que podemos carregar."

Nenhum comentário: